quinta-feira, 16 de julho de 2015

Você sabe quais são as sutilezas que provocam a fuga de seus melhores profissionais?


Trabalho na área de Recursos Humanos a mais de 8 anos e confesso que sou uma admiradora de talentos, pra mim os processos seletivos me remetem a caça ao tesouro. 

Com o tempo através dos processos seletivos e o uso correto de técnicas e ferramentas de seleção você vai adquirindo feeling e identifica a pessoa certa para o lugar certo na hora da contratação, o que pra mim gera satisfação e prazer pela profissão que escolhi.

E isso leva um certo tempo, você recebe o perfil da vaga pelo requisitante, seleciona currículos, faz diversas seleções envolvendo dinâmicas, entrevistas por competências, Ufa...até colocar o tesouro no lugar solicitado. 

Os dias vão se passando...2, 3, meses (às vezes menos tempo) o funcionário chega no RH e você o vê se direcionando para a funcionária que faz rescisão, frio na barriga, o coração batendo e após alguns minutos você descobre que ele esta se desligando da empresa.

Eu sempre me questiono: "Onde foi que eu errei?", "Onde preciso melhorar?",embora tenho plena convicção de que não é só o processo de contratação que falha, assim vem sendo essa minha caminhada, realizando seleção para diversas áreas, desde operacional, administrativas, técnicas entre outras...

Em um belo dia retornando para casa após um processo seletivo onde captei vários talentos, sentada no Terminal Rodoviário Tietê de Sâo Paulo aguardando embarcar, vejo a divulgação da Feira do Livro (nem sou apaixonada por leitura) e enquanto espero começo a namorar todos os livros da área de gestão, psicologia e afins e lá escondidinho bem no fundo uma luz acenou e foi amor a primeira vista!

Olha ele ae!


Esse autor (Leigh Branham) que nem conheço mas já tenho profunda admiração por responder a todas as minhas perguntas (embora a gente sempre sabe quais são os motivos) neste livro estão descritos os 7 fatores ocultos, segundo o autor, que espantam os talentos, aqueles talentos que você empenhou tamanha dedicação e fez todo o processo seletivo com amor e carinho...


1- O Trabalho ou o ambiente de trabalho não correspondeu às expectativas;

2- Incompatibilidade entre a função e a pessoa;

3- Pouca orientação e pouco feedback;

4- Poucas oportunidades de crescimento e desenvolvimento;

5- Sentir-se desvalorizado e sem reconhecimento;

6- Estresse proveniente do excesso de trabalho e do desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional;

7 - Perda da fé e da confiança nos gestores.


Divulgarei o que pode ser evitado para que os talentos permaneçam na empresa e espero de coração que esse conhecimento se dissemine e as empresas abram os olhos para um programa de gestão de pessoas mais eficaz. 

E não acaba por aqui este assunto, vou desenvolver 7 postagens para cada tema. Aguardem...


" O maior obstáculo para a descoberta não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento"

Daniel Boorstin



Nenhum comentário:

Postar um comentário