segunda-feira, 20 de julho de 2015

Rotatividade: Como entender e evitar que seu melhor funcionário se desligue da empresa.


Você sabia que a rotatividade dos funcionários não é um acontecimento isolado? Trata-se de um processo de ruptura que pode levar dias, semanas, meses e até mesmo anos até que a verdadeira decisão seja tomada!

“Alguns saem e deixam ...outros saem e ficam.”, essa frase de autor  anônimo nos faz reconhecer que alguns funcionários literalmente deixam saudades!

Abaixo seguem as etapas do processo de ruptura,  até o desligamento, segundo o autor Leigh Branham:

  • Começar o novo trabalho com entusiasmo;
  • Questionar a decisão de aceitar o trabalho;
  • Pensar seriamente em sair;
  • Tentar mudar as coisas;
  • Resolver sair;
  • Considerar os custos da saída;
  • Procurar passivamente outro emprego;
  • Preparar-se para procurar ativamente outro emprego;
  • Obter uma oferta de emprego;
  • Pedir demissão para aceitar o novo emprego ou pedir demissão sem ter um emprego à vista ou permanecer e não se envolver.


De acordo com o autor, os sinais óbvios de ruptura são absenteísmo, atrasos e comportamentos que indicam retraimento ou aumento da negatividade. 


Também é útil saber que estes sinais precoces de ruptura normalmente começam a se manifestar depois de um acontecimento chocante ou desagradável que faz o funcionário questionar seu comprometimento. Segue alguns fatores que precipitam a ruptura:

  • Ser preterido para uma promoção;
  • Constatar que o emprego não é tão promissor;
  • Constatar que as pessoas podem ser transferidas;
  • Ter o chefe da época de contratação substituído por um chefe de quem o funcionário não gosta;
  • Um território novo lhe foi designado;
  • Ser obrigado a fazer algo que não condiz com a ética ou que infringe seus valores pessoais;
  • Constatar que a empresa esta tomando uma atitude que não condiz com a ética;
  • Ganhar dinheiro suficiente para se aposentar ou mudar de vida;
  • Ser alvo de assédio sexual;
  • Ser alvo de discriminação social;
  • Ficar sabendo que a empresa foi vendida;
  • Ficar sabendo que recebe um salário menor comparado ao de outras pessoas que executam tarefas idênticas;
  • Constatar que determinada pessoa não esta preparada para a promoção que vai receber;
  • Constatar que o desempenho ou comportamento de determinada pessoa da empresa é inaceitável;
  • Receber uma oferta de emprego inesperada;
  • Ser pressionado para fazer um sacrifício ou sacrificar a família;
  • Ser obrigado a executar uma tarefa “menor”;
  • Ser submetido a uma demonstração de autoridade mesquinha ou irracional;
  • Ver negada uma solicitação de licença por motivos pessoais;
  • Ver um colega de trabalho muito querido sair ou ser demitido;
  • Desentender-se como chefe;
  • Entrar em conflito com um colega de trabalho;
  • Receber uma inesperada avaliação de desempenho desfavorável;
  • Receber um aumento de salário pequeno ou não receber nenhum aumento.


Às vezes, empregados que deixaram a empresa usam a expressão “gota-d´agua” para descrever esse tipo de acontecimento, segundo pesquisa sobre a decisão de sair realizada em 2004 e 2012 com mais de 1.000 respondentes.


A questão é que, se de tempos em tempos o gestor não inicia uma conversa para saber como as coisas estão e esse tipo de discussão nunca acontece, é o gestor e a organização que arriscam perder talentos e incorrer nos muitos custos da rotatividade dos profissionais, incluindo a perda da produtividade durante a fase de tomada da decisão.

Fica claro, de acordo com o levantamento de Branham que os profissionais começam a ficar desmotivados e pensam em sair da empresa quando, no mínimo uma das quatros necessidades básicas do ser humano deixa de ser satisfeita. Essas quatros necessidades básicas são:

1 – Necessidade de confiar;
2 – Necessidade de ter esperança;
3 – Necessidade de se sentir valorizado e respeitado;
4 – Necessidade de se sentir competente à medida que aperfeiçoa suas habilidades.

Também é preciso lembrar que, embora todos os empregados queiram satisfazer essas quatro necessidades básicas, o grau dessas necessidades pode variar, dependendo da idade do empregado ou de seu tempo de casa. Por exemplo, com empregados mais jovens, a esperança e a expectativa de crescimento na carreira podem ser de extrema importância, enquanto os empregados mais velhos talvez estejam mais preocupados com benefícios relativos à assistência médica.

A descoberta de que a probabilidade de que as pessoas saiam em virtude de um problema interno é cinco vezes maior do que a probabilidade de que elas saiam em virtude de uma oportunidade em outra empresa, de acordo com a pesquisa realizada sobre a decisão de sair, conduzida em 2004 e 2012.

Uma das primeiras regras para obtenção de empregados é pagar um salário acima daquele pago pelo mercado para funções semelhantes. 




As pesquisas ainda apontam que o pessoal de vendas é mais motivado pelo dinheiro do que pela maioria dos funcionários, e para esse restante a regra de ouro é que se ele estiver infeliz poderá pressionar a empresa com 5% de aumento, mas será necessário 20% de aumento para que um empregado satisfeito deixe seu emprego atual para um novo. 


"Visão é a arte de ver as coisas que são invisíveis aos outros"
Jonathan Swift




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